O QUE É?

A sigla assusta e o significado mais ainda. A Subsecretaria de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC), segundo o Organograma de Funcionamento das Subsecretarias da JUFRA do Brasil: “É a Subsecretaria responsável pela luta do direito e respeito à vida. Sua função é estimular e propiciar condição aos jufristas, sobretudo nas Fraternidades Locais, para que sejam uma presença ativa no mundo, colaborando para a construção de uma sociedade justa e fraterna; promover o apoio a manifestações de defesa do meio ambiente e preservação de todas as formas de vida, buscando informações, promovendo campanhas de conscientização, debates e conferências com autoridades, grupos e pessoas comprometidas e atuantes nessa área. Forma para a cidadania, o apostolado do leigo na Igreja e no mundo.”

ONDE E QUEM?

Como no tempo de Francisco e Clara, vivemos hoje numa sociedade impregnada pela cultura da violência, do preconceito e da exploração, onde a miséria e o número de excluídos/as aumentam a cada dia. Uns/Umas preferem retribuir a violência com mais violência ou se trancam com medo em suas casas sem saber o que esperar do dia de amanhã. Outros/as preferem a luta incansável dos Direitos Humanos e se juntam para que a luta fique mais forte e possa construir uma sociedade realmente justa, fraterna e igualitária. Estes/as “outros/as” primordialmente deveriam ser os/as cristãos/ãs e, ainda mais, os/as franciscanos/as, por obediência ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e apoiadas/os pela Doutrina Social da Igreja (DSI).

POR QUÊ?

Além disso, contamos com inúmeros documentos que nos motivam e interpelam para um maior engajamento e compromisso com as causas sociais e populares, nas causas da Vida, que são as causas do Reino de Deus. Só para ilustrar, contamos com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, os documentos do Episcopado Latino-Americano e Caribenho e, logicamente, os nossos estatutos, documentos e planos das Ordens Franciscanas, da Família Franciscana do Brasil (FFB) e da própria JUFRA, com forte evidência para o nosso Manifesto.

PARA QUÊ?

Portanto, organizar e priorizar o serviço de DHJUPIC da JUFRA é, antes e acima de tudo, seguir Jesus Cristo proclamando que "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor." (Lucas 4,18-19)

COMO?

Existem inúmeras formas de se por em prática este serviço que coloca em xeque nossa identidade cristã e franciscana. A Juventude Franciscana deve ser fermento de libertação da pessoa e de transformação da sociedade. A figura do bom samaritano (Cf. Lc 10,25-37), aquele que, “movido de compaixão”, correu imediatamente em socorro do ferido, é modelo para todos/as nós, da mesma forma o beijo dado por Francisco no leproso. Querido e querida jovem, “então Jesus lhe disse: ‘Vá e faça a mesma coisa’.” (Lc 4,37b).