Franciscanas e Franciscanos pelo cuidado com a Criação

Queridas irmãs, queridos irmãos,

A Campanha da Fraternidade deste ano nos alerta para a atual crise socioambiental que afeta toda a criação de Deus. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a iniciativa busca promover o  cuidado com a criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, através de relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Diante do atual contexto, onde vivenciamos a destruição da natureza, vemos crescer a ambição e a busca por lucro a todo custo, sem considerar os impactos sofridos por nossa mãe terra, pelas populações originárias e pelos mais pobres. Diante dessa realidade, inspirados pelo Francisco de Assis e o Francisco de Roma, somos convidados a uma conversão ecológica, com mudanças no estilo de vida e engajamento nas causas socioambientais contemporâneas.

Dentre os objetivos principais, a CF tem enfoque em aprofundar o conhecimento de cada bioma, provocando o comprometimento com causas das populações originárias e na defesa de seus direitos; reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas e o clima e contribuir para a construção de um novo paradigma econômico ecológico; manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, comunidades acadêmicas e pessoas de bem; e compreender o desafio da conversão ecológica a que nos chama o nosso Papa Francisco na carta encíclica Laudato Si’.

Como franciscanas e franciscanos, somos convocados a assumir nossa responsabilidade de vivenciarmos nosso carisma em todas as suas dimensões. Animem suas fraternidades para comprometerem-se nesta causa. Que tal realizarem atividades em comunhão (JUFRA E OFS)? Baixem os materiais disponíveis nos sites (www.jufrabrasil.org e www.ofs.org.br), registrem e compartilhem as experiências para que sirvam de inspiração para outros irmãos e irmãs. Pedimos que postem textos e fotos das atividades realizadas na sua fraternidade no facebook e compartilhem nas páginas JUFRA DO BRASIL e OFS com a hashtag #Franciscan@snaCF, ou ainda mandem matérias para publicarmos em nossos sites para o email: jufrabrasil@gmail.com e secretariacnofs@gmail.com. Que São Francisco e Santa Clara nos inspirem a cuidarmos da nossa casa comum, na defesa da vida em toda sua integralidade.

Fraternalmente,

Vanderlei Suélio
Ministro nacional da OFS do Brasil

Igor Bastos
Sec. Nacional de DHJUPIC da Jufra do Brasil

Antonio Gean
Sec. Nac. de Ação Evangelizadora da Jufra do Brasil

Frei Wellington Buarque
Assistente Espiritual Nacional da Jufra do Brasil